Em 24 de maio foi realizado o lançamento do livro de Maurício Melo Meneses, Rondon, o marechal da paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia, em Cuiabá (MT), em cerimônia no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

De acordo com notícia do próprio portal da ALMT, o pesquisador Maurício Melo Meneses tinha o sonho de homenagear Cândido Mariano da Silva Rondon e decidiu fazê-lo usando uma de suas paixões: a filatelia. Colecionador de selos postais desde os 13 anos, Meneses dedicou aproximadamente sete anos de sua vida à concepção do seu mais recente livro.

A obra, que traz histórias inéditas de Rondon ilustradas com selos postais é um projeto maior que ganhou projeção a partir de emenda parlamentar destinada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB), no valor de R$ 100 mil. “Com esse recurso, a editora responsável pôde fornecer os livros a preço de custo à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que promoverá concursos de redação sobre Rondon e utilizará as obras como premiação. Além disso, também visitarei várias instituições de ensino para proferir palestras sobre o Marechal”, explicou o autor.

A deputada Janaina Riva, presente no lançamento, destacou a relevância de Rondon para a história de Mato Grosso e do Brasil, onde é reconhecido como um “ícone da pacificação”. “É fundamental que os pequenos mato-grossenses conheçam nossa história, saibam mais sobre essa figura tão importante para o desenvolvimento do estado e da nação. Distribuir esse livro para as escolas de Mato Grosso é permitir que isso aconteça”, disse a parlamentar.

Ela enfatizou o caráter lúdico da publicação, ampliado pelo uso dos selos. “É um tipo de material que as crianças gostam, porque mexe com a imaginação delas. Isso cativa e estimula o público, prende a atenção das pessoas”, afirmou. Esse ponto também foi destacado pela presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Sueli Batista, que considera o trabalho de Meneses original, alcançando destaque dentro e fora do estado.

“É gratificante ver a nossa história sendo propagada de forma tão bonita e dedicada. Por essa razão, a Academia Mato-grossense de Letras acaba de indicar Maurício Melo Meneses para receber a Medalha dos 100 anos e o Diploma do Mérito Centenário, importantes honrarias da instituição”, disse Sueli.

Em suas redes sociais, Meneses comentou sobre a cerimônia:

“Uma noite memorável que jamais esquecerei. Quero agradecer a Dep. Janaína Riva, 1ª Vice- Presidente da AL-MT, pela belíssima cerimônia e também pela Emenda de Lei que proporcionou à Secretaria de Educação Estadual a aquisição, a preço de custo, de exemplares do livro para as escolas de todos os 141 municípios do estado. Também agradeço a Moção de Aplausos que recebi do Poder Legislativo, como também o Diploma de Mérito da Academia Mato-Grossense de Letras.

Compuseram a Mesa, além da Dep. Janaína Riva, autora da Cerimônia, o Sec. de Educação de Várzea Grande Silvio Fidelis, o Gen. Bda Carvalho Lima – Comandante da 13ª Brigada de MT, a Pres. da AML Sueli Batista, o Desembargador Rubens Oliveira – representando o TJ-MT, e o Cineasta Cacá de Souza.

Aos queridos e especiais amigos presentes minha gratidão. Por várias vezes vocês me emocionaram por suas palavras de carinho. À equipe da Dep. Janaína Riva e também da Assembleia Legislativa pelo primor da organização meu muito obrigado. A Deus toda honra e glória!!!”, encerrou Meneses.